terça-feira, 17 de julho de 2012

Dieta líquida pós gastroplastia - Receitinhas e dicas

Boa tarde amigos!!!

Estou com 11 dias de cirurgia e passando pela dieta líquida e não me conformo em tomar "água suja" e por isso, alguns amigos do face me pediram para postar dicas e receitinhas dos caldinhos, então lá vai!
Dicas:
1- Nós não somos bebês... então tempere beeeeeeeem os caldinhos e sopinhas!!!! Abuse dos condimentos naturais, ervas e afins!
2- Tente variar a combinação de legumes e verduras e não fique repetindo a mesma coisa todos os dias, exemplo: Hoje usei batata baroa, inhame e espinafre então amanhã vou usar abóbora, cenoura, beterraba, para a sopa ficar mais colorida , agrião, couve e espinafre são as verduras que eu mais uso.
3- Varie entre carne vermelha, peixe e frango, como a carne vermelha é muito importante para nós operados, eu  a uso muito então faço assim: um dia carne vermelha, depois frango, carne vermelha novamente, peixe, carne vermelha de novo e assim vai...

Minha nutricionista alertou para sempre usar três ou mais variedades de legumes e verduras, pq nesta fase  comemos pouquíssimo e precisamos dos nutrientes dos vegetais...

Receitinhas básicas:

Refogado: Azeite, alho, cebola e tomate sem semente.

Após refogar, adiciono a proteína (carne vermelha, frango ou peixe).

Depois adiciono os legumes e verduras e deixo até estar bem cozinha, depois é coar o caldinho no coador de pano ou de papel para a fase1, na fase 2 e 3 é bater no liquidificador e coar na peneira, sempre que vou tomar, passo 30 segundos no microondas para ficar bem quentinha.

sopinha 1:
Batata, cenoura, abóbora, inhame e espinafre com carne e cheiro verde;

Sopinha 2: "Bobozinho de peixe"
Batata, mandioquinha, cenoura, peixe e cheiro verde;

Sopinha 3:
Inhame, batata baroa, espinafre e sobrecoxa de frango com 1 pitada de açafrão;

Sopinha 4:
batata, cenoura, couve e carne vermelha e cheiro verde;

Sopinha 5:
Batata, cenoura, inhame, agrião e frango com 1 pitada de orégano;

sopinha 6:
abóbora, cenoura, beterraba, batata e carne vermelha e manjericão;

Essas são as sopinhas que eu fiz até agora, kkk... Estou louca para chegar semana que vem, para fazer sopas creme, adoro.... Só de pensar me dá água na boca! Creme de palmito, creme de espinafre, creme de mandioquinha, creme de abóbora, creme de aspargos, creme de cenoura, tem tanta variedade!!!! Que venha a fase semi-líquida!

Tem um site que me ajudou nas idéias para as minhas sopas: http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas-rapidas/dieta-sopas-rapidas-ajuda-emagrecer-4-kg-20-dias-686668.shtml?utm_source=redesabril_mdemulher&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_mdemulher 

Bjks a todos vcs, até a próxima!

Um comentário:

  1. Parabens, otimas dicas, vou fazer minha cirurgia amanha 7 de agosto 2012, vi que sera necessario usar um dreno, queria saber porque ? pra que? e por quanto tempo? e se isso dói muito? sucesso beijos

    ResponderExcluir