terça-feira, 10 de julho de 2012

Finalmente a tão sonhada Gastroplastia!

Amigos,
finalmente fiz a minha redução de estômago, a gastroplastia a 4 dias, vou relatar para vcs como foram estes momentos:
O DIA D - internação
Foi na sexta 06 de julho de 2012, acordei às 5h para tomar café da manhã (conforme a orientação do cirurgião), voltei p cama e cochilei até 7:30h então fui arrumar o que faltava e saí p o hospital.

Me internei às 10h e fui p o Day clinic aguardar a hora da cirurgia, me sentia tranquila e foi uma surpresa qdo ao verificarem minha pressão arterial ela estava 17x10, na verdade foi aí que percebi que eu estava tensa...
Cirurgia marcada para 14h e às 14h e um pouquinho vieram me chamar, fui andando para o centro cirúrgico, aí a ficha caiu e tive um medo danado, me controlei e segui em frente, pedi para a minha mãe ficar tranquila e entrei, deitei na cama, o anestesista me deu as instruções e me explicou os procedimentos e comecei a ser anestesiada... Que sensação estranha! O procedimento cirurgico levou 3:30h ao todo, mas meu cirurgião disse a minha mãe que a cirurgia em si demorou 1h e 30min., as 17:45h eu estava sendo acomodada na UTI, ajudei a passar da maca para a cama, vi minha mãe, pedi para ela cuidar da minha filha e passei as 5h seguintes entre sono e momentos acordada em que me sentia desconfortável, hora com calor hora com frio, dor local, embora as primeiras horas tenham sido tensas fui muito bem tratada lá, eu só pensava em uma frase que sempre estava à cabeceira de Chico Xavier "ISTO TAMBÉM VAI PASSAR" às 23h a fisioterapeuta me transferiu para uma grande cadeira na qual dormi até às 7h, Pensei que a cadeira seria desconfortável, mas foi o contrário, consegui me acomodar e dormir.

1º Dia - sábado 7/7- no quarto
Acordei no cadeirão da UTI, fui medicada e logo veio a fisioterapeuta para passar o plantão e fui informada que iria andar, mas antes retornei para a cama... Veio o enfermeiro com uma seringa  com "azul de metileno", líquido parecido (como disse uma amiga) com tinta de caneta para eu beber... Eu estava em jejum absoluto a mais de 24h, o tal líquido era ruim, mas a sensação de algo geladinho na boca foi maravilhosa!!!  Depois veio a tensão do azul sair no dreno, eu olhava para ele de 5 em 5 min, mas graças à Deus, começou a sair apenas na urina. Fiquei com a boca e a língua azuis,kkk... Por volta das 9:30h fui para a tal caminhada até a porta da UTI e para minha surpresa foi tranquilo, logo depois minha mãe chegou e 11h eu fui para o quarto, andando!
No quarto minha mãe, a Ana (minha amiga) e meu marido se revezaram, tomei banho (o que foi mais um alívio, kkk) e ainda recebi visita de uma amiga que até então era só virtual, a Katiuscia, que foi muito importante naquele momento em que tudo que precisamos é apoio, mas me sentia muito fraca, falava e me dava um pouco de falta de ar e enjoo, fora que uma dor aguda no ombro esquerdo me incomodava muito, meu médico me disse que essa dor é reflexo do dreno, que fica próximo ao diafragma e que eu iria sair do hospital sem ele, uma vez que estava drenando pouquinho e era sinal que estava tudo bem... às 18h veio para mim 200ml de caldinho de sopa que tomei de 50 em 50 ml de 30 em 30 min.por volta das 20h veio um chá de erva cidreira. Foi muuuito bom!!! Dormi direto das 23:30 min. às 5:30min.

2º Dia - domingo 8/7-alta
Acordei para a medicação da manhã e às 7h um médico da minha equipe chegou para me ver e... tirar o dreno (que medinho!!!), foi rápida a retirada, não dói mas eu senti a borrachinha passeando dentro de mim
é uma sensação esquisita, mas em compensação a dor aguda no ombro esquerdo sumiu na mesma hora.  O médico me receitou 3 remedinhos em gotas, para dor, gases e para o caso de eu me sentir com o estômago muito cheio. Dreno retirado... acesso retirado... Hora do banho!
Banho tomado, curativos feitos... Hora de ir para casa!
Saí do hospital por volta das 10h, moro no segundo andar e subi as escadas bem devagarzinho... Começou então a rotina dos líquidos, como cheguei às 11:30min. tomei 50 ml de cada, de 30 em 30 min. iniciei com  água de coco (2x) , depois o caldinho da sopa de legumes e espinafre com carne(4x), suco de tangerina (4x), água de coco (2x), mate (2x), sopa (4x), suco(4x) e finalmente água de coco(4x), lembrando que o suco da manhã eu tomei no hospital.

3º Dia - segunda 9/7
Em casa tudo é muito melhor, dormi na minha caminha e deitada, (nas noites anteriores eu só consegui dormir recostada por conta dos gases!), acordei às 7h, tomei suco de melão, 9h água de coco, 11h sopa, 13h suco, 15h água de coco, 16h mate, 17h sopa, 19h suco e 21h água de coco, tudo coado no coador de pano! Essa rotina dura o dia todo início 7h e final 22:30h, nem dá para dormir à tarde direito, mas até que tentei... Passei o dia ainda na cama, recostada e com medo de me mexer muito. Antes da sopa do jantar eu estava enfastiada e precisei recorrer ao remédio para poder seguir com a dieta. Só então consegui efetivamente abrir o computador pq até então eu só via atualizações no celular pq ficava enjoada. Estou com um pouco de tosse já saiu catarro e depois passou a  sair uma gosminha, principalmente na hora da água de coco.


4º dia- terça 10/7 (hoje)
Acordei me sentindo bem melhor... Decidi que não ia mais passar o dia deitada na cama, vim para a sala e estou sentada confortavelmente, a rotina líquida é a mesma de ontem, mas como o programa da nutri se inicia às 8h e eu acordo 1h antes, resolvi transferir 100ml da água de coco da noite para antes do almoço, equilibrando os horários. Minha mãe mora bem pertinho e me empresta a "secretária" dela para me ajudar e ela fica aqui até depois do almoço, faz comida para a minha filha, faz minha sopa, suco, deixa tudo coadinho, me ajuda muuuito!!!! Nem sei o que seria de mim sem ela...
Eu não sinto fome, é claro que o cheirinho da comida dá água na boca, mas como eu me sinto enfastiada quase o tempo todo não chega a ser uma tentação. Eu adoro salgado, então a hora do caldinho é a minha festa, kkk...   Estou  cansada de água de coco, mas como sei que é necessária, vou aguentando...
Hoje tive vontade de fazer o nr 2, fui ao banheiro 2x, saiu bem pouquinho e eu não estou forçando pq tenho medo de estourar alguma coisa por dentro. Na sexta vou tirar os pontos e me pesar, depois conto para vocês.

Balanço desses 4 dias:
A cada dia acordo me sentindo melhor, a cirurgia bariátrica não é moleza e nem brincadeira, mas não é nada insuportável, basta ter força de vontade e crer que por pior que pareça o momento, ele vai passar... Creia sempre nisso TUDO SEMPRE PASSA!!!

14 comentários:

  1. Caramba... Muito legal esta sua iniciativa.... Vai nos ajudar e auxiliar e muito no pós de cada uma de nós. Parabéns pela iniciativa, coragem, garra.... Vou ficar acompanhando e espiando seu dia a dia. Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, minha intenção é compartilhar para ajudar a quem ainda precisa se decidir pela cirurgia e para amigos que como eu estão na caminhada, bjks

      Excluir
  2. Minha cirurgia será em agosto, é bom saber como será o procedimento.Que bom que você está bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Ana, confie e não perca a fé! Bjks

      Excluir
  3. Oi Kátia! Que bacana teu relato! Voltarei aqui novamente pra saber como está a história de sucesso. Deus te abençoe! Um beijo! Claudia

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o seu relato diário. Parabéns minha irmã

    ResponderExcluir
  5. Porque parou... parou porque...rs estou curiosa... continue Kátia...

    ResponderExcluir
  6. Vou andar aqui a ver o seu exemplo, obrigado pela partilha. Estou na esperança de operar em Setembro.

    ResponderExcluir